O Governo português, através da sua representação em
Vasco da Gama, um navegador português, aportou a actual cidade de Inhambane em 1498, rezando a história que terá sido ele quem atribuiu o título de “Terra de Boa Gente” à capital provincial, fama que tem vindo a despertar curiosidadede pessoas de muitas nacionalidades.
Em declarações ontem ao “Diário de Moçambique”, o presidente do município de Inhambane, Lourenço Macul, confirmou existir já garantias, da parte da embaixada de Portugal em Maputo, de libertação do valor para o trabalho da transferência da estátua para o museu.
“Fizemos um pedido de financiamento à embaixada de
Segundo o edil, o valor, estimado em cerca de 250 mil euros, servirá para a construção da base para assentar a estátua e outras beneficiações no Museu regional de Inhambane localizado na cidade capital.
“Logo que recebermos os fundos, vamos arrancar com as obras de tal forma que até ao final do ano poderemos ter já transferida a estátua”, sublinhou.
A um tempo, a edilidade local pretendeu criar uma Praça de Turismo com a estátua e nome de Vasco de Gama, o que terá sido desanconselhado pelo governo provincial.
“A estátua de Vasco da Gama existe. Mas o local onde está agora não é muito adequado. Por isso, preferimos transferí-la”, frisou, disse o edil da cidade de Inhambane.
Sem comentários:
Enviar um comentário