RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“Amuletos que me valorizam”: Fotojornalista moçambicano Alfredo Mueche ganha prémio da SADC

(Imagem de AMueche)

O fotojornalista Alfredo Mueche, do semanário Domingo, é o vencedor do Prémio de Jornalismo da SADC 2011, na categoria de fotojornalismo.

O prémio ser-lhe-á entregue durante a cerimónia de abertura da Cimeira Ordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que hoje arranca na capital angolana de Luanda.

Alfredo Mueche encontra-se naquele país, para onde foi convidado para estar presente na reunião daquele organismo regional.

Esta é a terceira vez que o fotojornalista do domingo é distinguido com o prémio da SADC. Em 2006 ele arrecadou a distinção com um trabalho fotográfico sobre a problemática do HIV/SIDA em África, com uma série fotográfica que ilustra o drama em Moçambique.

E em 2010, Mueche viria a repetir a proeza, mas desta vez com um trabalho que ilustra a crise de água.

Entre outros prémios, Alfredo Mueche foi também galardoado em competições organizadas pelo Media Institute of Southern Africa (MISA), Organização Mundial da Saúde (OMS), Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS) e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Sobre os prémios que vem amealhando, o fotojornalista refere-se a eles como sendo “amuletos que me valorizam”. Segundo ele, longe de se sentir prestigiado encara cada premiação que recebe como um compromisso para fazer mais.

Sem comentários: