RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O novo Bandolim de Ximanganine

Para o Ernesto “Ximanganine” Zevo foi como que umas segundas núpcias de um casamento que tardava a acontecer. E há muito aguardado, uma vez que o primeiro, demasiado gasto e sem ponta por onde se pudesse remendar, lhe dava dó, como só os dias sem sol são capazes.

Agora sim, “parece que estou a casar com uma nova mulher”, disse-o Ximanganine, assim mesmo, aos microfones da Rádio Moçambique, uma confissão escutada pelos milhões de ouvintes espalhados pelo país inteiro.

O “enlance matrimonial” do Ernesto Zevo – nome verdadeiro do Ximanganine – aconteceu em directo no final da tarde desta sexta-feira (19) no Estúdio Auditório da Rádio Moçambique em Maputo, perante algumas testemunhas amigas. A “nova mulher” foi um instrumento musical, o Bandolim, oferecido, novinho em folha, por admiradores seus, o Afonso Uamusse e o Oliveira Mucare, residentes em Chimoio e ouvintes assíduous da RM. Eles que, por mero acaso, souberam do estado precário do instrumento que há mais de trinta e cinco anos acompanha o Ximanganine. E da tristeza que se abatia sobre aquele músico. E, mais do que isso, estava em jogo, a carreira musical do único tocador de bandolim que o país conhece e aprecia.

Afonso e Oliveira mandaram trazer de Coimbra, essa cidade portuguesa famosa também pelo seu Fado, um novo instrumento. Entregaram-no a um Ximanganine que não queria acreditar no que lhe estava a acontecer. Ali mesmo, no programa “Compasso”, em directo para todo o auditório nacional, Ximanganine, acompanhado pela Banda RM, dedilhou como só ele é capaz, o Moda Xicavalu, em memória do seu Mestre Fany Mfhumo.

Sem comentários: