Estão já em curso, obras de reabilitação de mais infra-estruturas históricas em ruínas na cidade da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, no quadro dos esforços que estão sendo feitos com vista a travar a degradação acelerada que tomou conta da maior parte seus imóveis.
Trata-se dos antigos edifícios do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique, residência da administração, casa da Saúde, Museu S. Paulo, sede da Fundação da Ilha de Moçambique e do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, GACIM, que corriam o risco de desabar.
O director do GACIM, Celestino Girimula, disse à nossa Reportagem, que o arranque das obras de restauração constitui um passo rumo à concretização de tantos outros que as infra-estruturas históricas em ruínas da ilha ainda precisam.
O GACIM conjuntamente com o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, têm vindo a apelar a todos os residentes com contratos de arrendamento ou título de propriedade de edifícios, para que zelem pela conservação e restauro dos mesmos.
“O nosso apelo tem surtido efeito. Aliás, como resultado disso muitos edifícios históricos em ruínas foram reabilitados com destaque para Hotel Villa Sands, Café Central, Casa Fabula, Bar Flor, Terraço das Quintas e outros. Estão em curso as obras de reabilitação dos edifícios da Mahari Tecle, Gabriel Melazi, Bruno Muski, Piscina e Casa da JFS”,disse.
O GACIM - Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique foi criado em 2006 e iniciou as suas actividades em 2007. É uma instituição pública que tem
Sem comentários:
Enviar um comentário