O Instituto Camões em Maputo vai expôr até ao dia 26 deste mês um total de 124 fotografias, de cinco autores, com cinco temas que retratam uma viagem à descoberta de Moçambique. A Exposição “Moçambique – Retratos da Minha Alma” pode ser visitada nas instalações do Instituto Camões – Centro Cultural Português de Maputo.
Os autores (Ana Roque de Oliveira, Glória dos Santos, Joachim van Staden, José Sá Pereira e Tjaart van Staden) têm idades variadas e são oriundos de diversas proveniências, nomeadamente, África do Sul, Angola, Moçambique e Portugal, com formações distintas, desde a engenharia do ambiente à engenharia botânica, à ciência ambiental, passando pela gestão de empresas turísticas, entre outras.
Sendo autodidatas. A arte da fotografia surgiu-lhes no caminho pela necessidade de registar a sua própria viagem por Moçambique, como afirma Glória dos Santos, trazendo na memória da sua Nikon um pouco da alma do povo de lugares remotos deste país e o cientista ambiental Joachim van Staden, passou, também, a retratar a essência da alma das gentes de Moçambique, segundo informa o Instituto Camões.
(RM/Africa21)
“Esta exposição retrata uma viagem por Moçambique. Uma viagem plena de paixão, de descoberta, de beleza, e de infindáveis surpresas. Esforçaram-se os artistas por compartimentar as suas emoções em cinco temas bem definidos, e idealizaram, assim, uma mostra organizada, por retratos, vida rural e vida na fronteira com o Índico, modos de vida e paisagens.”, In Ma-schamba.com
Sem comentários:
Enviar um comentário