RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Onde estão os estudos dos nossos acadêmicos?

Universidade Eduardo Mondlane. É a nossa maior universidade. E a mais antiga.
Vive hoje um dilema: não consegue aceder aos artigos científicos elaborados e publicados pelos nossos acadêmicos em revistas internacionais.
Quem assim desabafa é José Miguel. Director Científico da UEM.
Um lamento que ocorre quando a nossa universidade e a SID Sarek da Suêcia vão assinalar trinta anos de cooperação.
Para José Miguel os “saberes” produzidos pelas nossas universidades devem sair cá para fora, quer dizer: sair das gavetas, se é aí que se encontram, para consulta pelos investigadores, estudantes e interessados.
Os números falam por si: nos últimos dez anos os nossos “cabeças” publicaram nas mais conceituados revistas do mundo, 604 artigos científicos. Trabalhos duas mil e quatrocentas vezes usados por outros investigadores. Nacionais? É pouco provável.
Facto agravante: investigadores moçambicanos há que não conseguem ler artigos de colegas seus dado o facto de restrições no seu acesso. Quem assim o diz é Eloy Rodrigues da Universidade portuguesa do Minho.
Eloy lança o desafio: as universidades moçambicanas que criem o que designou de “depósitos de informação”, como repositórios institucionais, através dos quais se deve veicular e difundir o conhecimento e produção científica em Moçambique.

Sem comentários: