RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 22 de julho de 2008

Monumento musical em Mbuzini

A propósito da escultura "Uma árvore musical" (ver foto abaixo) de autoria de Mike Tonkin e de Anna Liu, em Mbuzini, uma localidade sul-africana onde o avião de Samora Machel se despenhou causando a sua morte, existe um monumento em memória do fundador da República de Moçambique.
Trata-se de 33 tubos galvanizados, exactamente o número dos acompanhantes de Machel e que morreram no acidente, dispostos verticalmente e cada um com a sua altura e diametro.
Todos eles têm orifícios por todos os lados e no seu topo não se encontram fechados.
Como a região é acidentada e montanhosa, com ventos fortes durante todo o ano, sobretudo à noite, emitem sons com diferentes tonalidades - quais uívos, choros e gritos por socorro - criando uma sensação de mal-estar e até terror.
Diz-se que muitos farmeiros "Boers" abandonaram a região por acreditarem que Samora Moisés Machel um dia poderá "acordar" e cobrar vigança.
O monumento, que no princípio e antes da sua construção causou estranheza entre os governantes de Moçambique e da África do Sul, foi de autoria do mundialmente conhecido arquitecto moçambicano, José Forjaz.
Tive o privilégio de fazer a cobertura da sua inauguração em Outúbro de 1996, dez anos após a morte de Samora Machel, numa cerimónia bastante concorrida e que foi dirigida pelos antigos presidentes da África do Sul, Nelson Mandela e Joaquim Chissano de Moçambique.

Sem comentários: