RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sábado, 19 de julho de 2008

Obama rejeita idéia de fazer discurso no Portão de Brandemburgo


WASHINGTON - O candidato democrata a presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu não discursar diante do Portão de Brandemburgo, em Berlim, disseram os seu assessores na sexta-feira.
"Barack deixou claro para nós desde o começo que não achava que fazia sentido algum para ele falar no Portão de Brandemburgo, o que ele achava que talvez fosse presunçoso demais", disse Denis McDonough, seu consultor político.
Obama viaja na próxima semana a Jordânia, Israel, Grã-Bretanha, França e Alemanha, e também provavelmente a Iraque e Afeganistão.
O discurso em Berlim será um dos pontos altos da viagem, sobre a qual há escassos detalhes divulgados - sabe-se, por exemplo, que na quinta-feira ele vai encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Alguns assessores de Obama cogitavam um discurso de Obama no Portão de Brandemburgo, um símbolo da unidade alemã. Por meio de um porta-voz, Merkel fez saber que não via com bons olhos a realização de um evento "eleitoreiro" num lugar tão importante.
O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, disse que o seu rival estava a viajar para fazer "um comício no exterior".
Obama é muito popular na Europa, e o seu discurso em Berlim deve atrair uma multidão.

Sem comentários: