RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quinta-feira, 31 de julho de 2008

"Leio muito as revistas da moda", afirma uma jovem moçambicana

Uma série de entrevistas mostram o quão a grande maioria dos jovens leêm tanto, tanto, que, a ser verdade, eu chamo-me Chu En Lai e primo é Mao Tse Tung.
Cerca de quinze deles, quando indagados sobre o que habitualmente leem, invariavelmente responderam: livros dos cursos que frequentam nas faculdades. Só? Uma jovem, finalista na UEM, acenou com a cabeça e, orgulhosamente, disse: "Também leio aquelas revistas que trazem o resumo das telenovelas e as últimas da moda".
Um e outro lá disseram ler os escritores moçambicanos. Quem? Mia Couto. Apenas.
"Se o pai, a mãe, amigo, no dia do aniversário, alguma vez lhe ofereceu um livro?" outra pergunta colocada aos entrevistados. A resposta de um deles. "Por acaso fiz anos na semana passada e o meu namorado ofereceu-me um lanche no Mimo´s".
Ora, eis um problema com que nos debatemos no Moçambique de hoje. A falta de hábito da leitura entre os nossos jovens.
Um tema que vai a debate no LINHA DIRECTA do dia 2 de Agosto, Antena Nacional da Rádio Moçambique (92.3FM) com início as 9 horas. Pelo mundo fora: http://www.rm.co.mz/

1 comentário:

Anónimo disse...

Os jovens dedicam uma grande parte do seu tempo a actividades de lazer de ordem diversa descurando o gosto pelos livros e pela leitura.
Tanto as Escolas como as Bibliotecas Municipais devem dinamizar actividades que contribuam para um incentivo à leitura desde a infância, para que nas próximas gerações possamos estar em presença de jovens e adultos com hábitos efectivos de leitura, que possam dizer que lêem por prazer e não por obrigação.
Tenho pena de não estar em Moçambique, gostava de ouvir o debate da Antena Nacional da Rádio Moçambique.
Gostei do seu blog...vou voltar.