RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 15 de julho de 2008

Agência divulga fotos de Marte

A câmera de alta resolução da sonda Mars Express da Agência Espacial Européia fez imagens de Echus Chasma, uma espécie de depressão em Marte que seria – de acordo com os cientistas - uma das maiores fontes de água do planeta vermelho. As imagens foram divulgadas nesta terça e muitos acreditam que o relevo do local, que lembra o formato de um rio, foi formado por água.

Nesta segunda-feira, cientistas de vários países se reuniram em Paris para propor que seja enviada uma missão ao Planeta Vermelho para colecta de amostras de materiais, de acordo com informações do jornal The Guardian. Os directores da Nasa (agência espacial americana) e da ESA (a agência espacial européia) receberam cópias da proposta e devem decidir até novembro se financiarão ou não o próximo estágio de planejamento do projecto.


A missão terá de vencer obstáculos financeiros, tecnológicos e de biossegurança - já que organismos vindos de Marte poderiam ameaçar a vida na Terra. Mas se for realizada, será a iniciativa espacial mais audaciosa desde que o homem chegou à Lua, em 1969.


O objectivo da missão seria colher amostras de rochas e - possivelmente - vida microscópica na superfície do planeta. A missão teria um custo estimado de 16 bilhões de dólares e, segundo os cientistas, só poderia ser realizada com recursos e know-how de várias agências espaciais, incluindo a Nasa e a ESA.

Sem comentários: