RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sábado, 7 de junho de 2008

Jornal alemão é acusado de racismo em manchete sobre Obama

BERLIM - O jornal alemão Die Tageszeitung foi acusado de racismo após estampar na manchete de capa, para anunciar a vitória do senador Barack Obama para a candidatura democrata à presidência norte-americana, uma foto da Casa Branca sob o título "A Cabana do Pai Barack", em alusão ao romance "A Cabana do Pai Tomás", de Harriet Elizabeth Beecher Stowe, sobre a escravidão no sul dos Estados Unidos.
Com o subtítulo "A Casa Branca em Washington: Barack Obama será o primeiro presidente negro a se mudar para lá?" e com uma imagem que ocupa cerca de dois terços da capa, o jornal foi prontamente criticado por abordar o tema com um viés racista.
"Fiquei sem palavras", comentou Gary Smith, director da Academia Americana em Berlim, ao jornal Der Spiegel. "Dizer 'Tio Tomás' equivale a um insulto racista e, claramente, a direcção do Taz sacrificou a substância e os princípios para uma risada instantânea".
A escolha também não agradou os líderes da comunidade negra alemã. "Acho a primeira página do Taz de hoje muito problemática", comentou ao Der Spiegel Yonis Ayeh, membro do conselho de Iniciativa dos Negros na Alemanha (ISD), um grupo que representa os interesses da população negra no país e que conta com meio milhão de associados.
"O jornal compara Obama a Tio Tomás, um escravo submisso. Estou seguro de que Obama não vê a si mesmo sob essa luz. Isso transmite uma imagem dos negros como um povo submisso e ignorante, o que é simplesmente falso", continuou Ayeh.
O jornal, considerado de esquerda e uma alternativa à grande mídia, defendeu-se dizendo que "o título tem um viés satírico". "'A Cabana do Pai Tomás' é um livro que todos na Alemanha conhecem e associam à questão do racismo. O título pretende reflectir sobre esses estereótipos", explicou o vice-director Reiner Metzger.

Jornal americano escreve 'Osama' em manchete sobre Obama

O editor do jornal americano The Detroit News desculpou-se nesta sexta-feira, 6, por um erro na manchete do jornal sobre o candidato democrata à Presidência americana Barack Obama. Um título do diário nesta sexta dizia "Clinton e Osama se reúnem para discutir unidade".
Jonathan Wolman disse que o erro aconteceu na revisão do jornal, com uma tiragem de 45 mil exemplares, e foi corrigido 20 minutos depois da publicação começar a ser impressa.
Ele disse que as suas desculpas foram "graciosamente" aceites pela equipe de Obama. Amy Brundage, porta-voz da campanha do senador, confirmou que o democrata aceitou o pedido de desculpas. O Detroit News publicará uma errata na edição de sábado.(X)

Sem comentários: