RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Termina segunda volta das eleições no Zimbabwe

HARARE - Após 12 horas de votação, as urnas da eleição presidencial do Zimbabwe, que decorreram nesta sexta-feira, 27, foram fechadas. O presidente Robert Mugabe, concorreu sozinho. Os primeiros indicadores mostram que a participação dos eleitores foi menor que na primeira volta, a 29 de março, ganha pela oposição.

Veja:
Tsvangirai: de líder sindical a lider da oposição
Mugabe, governa o Zimbabwe há quase 30 anos

Mais cedo, o líder opositor Morgan Tsvangirai, afirmou que os eleitores estavam a ser forçados a votar, mas que milhares já se negaram a participar no pleito. O rival de Mugabe disse ainda que a segunda volta presidencial realizada no país é acto de uma ditadura desesperada em busca de legitimidade.
Os Estados Unidos e a Alemanha disseram que o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai considerar a possibilidade de sanções contra o Zimbabwe quando se reunir na próxima semana.
A Comissão Européia disse que a segunda volta das eleições presidenciais do Zimbabwe é uma "fraude" e que não reconhecerá os resultados como legítimos. "A Comissão Européia, assim como a ONU, não considera esta eleição legítima ou válida", disse Krisztina Nagy, porta-voz do Executivo da União Européia.
Robert Mugabe, de 84 anos, que governa ininterruptamente o Zimbabwe desde a sua independência do Reino Unido, em 1980, jurou que o partido de Tsvangirai - Movimento Democrático Para Mudança (MDC) - nunca conseguirá a presidência enquanto ele e os que lutaram pela libertação zimbabweana estiverem vivos. Na semana passada, ele ainda afirmou que "só Deus" poderia retirá-lo do cargo.(X)

Sem comentários: