RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

segunda-feira, 16 de junho de 2008

No calor da guerra

Cartas trocadas entre Roosevelt e Stálin, descobertas por acaso e agora editadas, expõem as suas estratégias e personalidades

A primeira mensagem foi enviada por Franklin Delano Roosevelt em julho de 1941, logo depois do inesperado ataque de Hitler à União Soviética. E a última, em abril de 1945, pouco antes da súbita morte de Roosevelt. Um total de 304 comunicados foi trocado entre o então presidente americano e o comandante soviético Josef Stálin. Cartas escritas no calor da 2ª Guerra Mundial e que revelam a personalidade e as estratégias políticas dos dois líderes.

Estranhamente, tal correspondência permaneceu por 60 anos na obscuridade até ser encontrada, por acaso, pela jornalista Susan Butler. Em 2001, ela fazia uma pesquisa na biblioteca Franklin Roosevelt, em Nova York, quando se deparou com o material. "Logo percebi que tais mensagens traziam dados históricos pouco conhecidos e vitais para se compreender a relação entre a América e a União Soviética durante a guerra", comenta Susan. "Elas permitem descobrir os meandros de um jogo complexo e brilhante entre dois grandes comandantes."



Leia mais artigo de Ubiratan Brasil

Sem comentários: