RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Director da BBC critica "excesso" de negros

EastEnders: nacionalidade dos personagens não bate com a realidade
-----------------------------------------------------------------------------
As redes de televisão exageraram na sua tentativa de compensar a ausência de negros e pessoas de minorias étnicas entre os seus mais altos executivos. De acordo com Samir Shan, director da BBC, o efeito dessa preocupação foi negativo - os executivos passaram a colocar um número desproporcional de negros e integrantes de minorias na tela.
Segundo Shan, esse excesso criou um mundo de pessoas de cor e sem raízes nas telas. Ele citou como exemplo a série de televisão inglesa EastEnders, na qual a distribuição dos personagens foi alterada só para cumprir a "política de cotas" - situação que, para o director da BBC, constrange o telespectador e os próprios actores.
Em discurso na quarta-feira, na Royal Television Society, Shan pediu a extinção da política de diversidade racial na indústria televisiva britânica. Ele afirma que as normas não funcionam. "Vemos rostos negros, hispânicos e orientais, mas a criação e o poder continuam nas mãos de homens de uma elite cultural branca", reclamou ele.(X)

Sem comentários: