RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pemba: impressões após nove anos de ausência




15/26 de outúbro: período da minha estada na cidade de Pemba, após nove anos de uma ausência involuntária. A curiosidade era tanta, alimentada pelas informações que, regularmente, me eram fornecidas por amigos e familiares que lá vivem ou que para lá se deslocavam: que a cidade cresceu muito; que o turismo imprimiu à urbe outros hábitos de vida; que as caras eram outras uma vez que as conhecidas, com o decorrer dos anos e na pior das hipóteses, desapareceram para sempre ou que imigraram para outras paragens.
A minha principal curiosidade, tal como muitos outros que conheceram Pemba noutros tempos, estava centrada no famoso Pemba Beach Hotel e nas transformações porque passara a praia do Wimbe. Enfim, queria testemunhar pessoalmente a “metamorfose” que se abateu sobre uma cidade e suas gentes que, confesso-o, exerceram uma grande influência sobre a minha pessoa. O que hoje sou (ou grande parte) foi moldado na capital da província de Cabo Delgado. Por isso mesmo posso me reservar o direito de pertencer de corpo e alma àquela (ainda) bonita cidade.

Sem comentários: