RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama faz história e é eleito com folga presidente dos EUA

Barack Hussein Obama Jr, de 47 anos, foi eleito nesta terça-feira, 4, o 44º presidente dos Estados Unidos. Será o primeiro afro-americano a ocupar o cargo. De acordo com projecções baseadas na apuração de votos e em pesquisas de boca-de-urna, o senador democrata de Illinois ganhou 338 votos no colégio eleitoral contra 155 do seu rival republicano John McCain. Com 67% dos votos apurados, ele tem 51% do voto popular, contra 48% do rival.
Até agora, 45,8 milhões de americanos votaram no democrata e outros 42 milhões escolheram o republicano.

Obama venceu em estados cruciais como Ohio, Virginia e Flórida no leste do país e Novo México, Colorado e Nevada, no oeste. Ele também manteve a liderança em locais importantes, como Pensilvânia e New Hampshire.

O democrata precisava de 270 votos no colégio eleitoral para ser eleito presidente.


Após duas eleições extremamente apertadas, em 2000 e 2004, quando Bush venceu após garantir apenas um Estado de vantagem sobre o rival - Flórida contra AL Gore e Ohio contra John Kerry - Obama conseguiu uma vantagem folgada contra o oponente.


Discurso da vitória


Por volta das 7h00 da manhã, no horário de Maputo, Obama subiu ao palco montado para ele em Chicago, Illinois, onde começou a sua carreira política e falou pela primeira vez como presidente eleito. "Se alguém ainda duvida que a America é o lugar onde tudo é possível, esta noite é a resposta para vocês", disse.


Obama ressaltou o número de pessoas que apareceram para votar e pediu a união de todos os sectores da sociedade americana. "Este é nosso momento. A hora é agora. Enquanto celebramos esta noite sabemos dos desafios que teremos pela frente:duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise financeira da história", afirmou.


O presidente eleito ainda agradeceu o seu vice, Joe Biden, a sua equipe de campanha, a esposa, Michelle, e as suas duas filhas, para quem prometeu um novo bichinho de estimação. Obama ainda se emocionou ao falar da avó, falecida no domingo. "Ela não está conosco, mas sei que ainda está comigo. Minha dívida com ela e minha família é inimaginável".


O democrata ainda agradeceu ao rival, John McCain e prometeu trabalhar com ele e a sua vice, Sarah Palin durante o mandato. "Ele lutou por muito tempo e muito duro pelo país que ele ama. Ele é um líder altruísta. Por fim, Obama dedicou a vitória aos eleitores. “Este será o governo do povo, pelo povo e para o povo".

Parabéns de Bush


O presidente dos EUA, George W. Bush, também telefonou para Obama para parabenizá-lo. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, o presidente lhe felicitou pela 'fantástica noite'.

Assim que as redes de TV anunciaram as projecções com a vitória de Obama, a multidão reunida para um comício em Chicago irrompeu aos gritos, aplausos e saudações. O candidato deve fazer uma primeira aparição pública em breve.


Voto negro


Segundo pesquisas de boca-de-urna, 95% dos eleitores negros que foram às urnas na terça-feira votaram no democrata. O senador de Illinois é o primeiro afro-americano a disputar a presidência.

Numa comparação com a última eleição, a pesquisa indica que o percentual de eleitores negros no eleitorado total aumentou de 11% para 13%.

Sem comentários: