RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Luiz Paulo Horta é eleito com 23 votos novo membro da ABL

O jornalista Luiz Paulo Horta foi eleito nesta quinta-feira, 21, com 23 votos o novo ocupante da cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que era ocupado até maio pela escritora Zélia Gattai. O segundo colocado foi o escritor Ziraldo, com 11 votos. Houve ainda 4 votos nulos e um branco. Dos 39 acadêmicos, trinta estiveram presentes. Os demais votaram por carta.

Horta, jornalista e crítico de música clássica, foi escolhido entre 21 candidatos e já aparecia como favorito em prévias informais. Também estavam no páreo os escritores Antônio Torres, a historiadora Isabel Lustosa e o crítico literário Fábio Lucas.

O mais novo imortal candidatou-se por sugestão de amigos acadêmicos. "Acho que é tudo questão de timing. Não sei se acertamos. A casa tem seus mistérios", declarou antes da decisão desta quinta. Horta é autor de obras como Sete Noites com os Clássicos e A Música das Esferas - em que reúne crônicas publicadas no jornal O Globo.

A cadeira 23 não é uma vaga qualquer. Ela foi inaugurada por Machado de Assis, que escolheu como patrono José Alencar. Jorge Amado ocupou-a por quatro décadas. A sua mulher, Zélia Gattai, o substituiu por sete anos. A disputa acirrada tem dois grandes motivos: desde 2006 não havia cadeiras vagas e, além disso, não se candidatou à vaga nenhum medalhão. O sonho da ABL é atrair o crítico literário Antonio Candido, de 90 anos, que não aceita o convite de jeito nenhum.

A votação na ABL funciona de forma secreta e todos os votos, escritos em pedaços de papel, são incinerados ao fim da eleição. Quem não puder ir até a ABL envia o voto ao presidente por carta.

Sem comentários: