Santiago do Chile, 26 jun - Os partidos chilenos destacaram hoje "os princípios e valores democráticos" do falecido presidente Salvador Allende ao comemorarem o centenário do seu nascimento, com atos políticos e culturais em Santiago e outras cidades do Chile.
Princípios e valores que "agora estão gravados na democracia chilena", segundo afirmou o presidente do Partido Socialista (PS) do Chile, senador Camilo Escalona, durante um grande acto na Praça da Constituição, em frente ao Palácio de La Moneda.
Neste local, um monumento em memória de Allende (1908-1973) é erguido. Allende foi um dos mais importantes políticos chilenos do século XX, e morreu em 11 de setembro de 1973 durante o sangrento golpe militar liderado por Augusto Pinochet para derrubar o Governo.
Um Governo que, como diversos oradores no Parlamento destacaram, procurou democratizar uma sociedade marcada até então pelas desigualdades, com o objectivo de construir, pela via pacífica, "um socialismo à la chilena, com sabor de empanadas e vinho tinto".
"Estamos aqui porque não queremos que nenhum presidente eleito democraticamente tenha que se submeter", disse Escalona.(X)
Sem comentários:
Enviar um comentário