RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jovens com carros e motos 4x4 estão a ameaçar seriamente a tartaruga marinha na praia de Bilene


As autoridades administrativas da Praia de Bilene estão preocupadas com a frequente ocorrência de desmandos protagonizados por alguns turistas, através do uso de veículos e motos de tracção às quatro rodas nos locais onde, habitualmente, as tartarugas marinhas criam seus ninhos.

Segundo Domingos Matabel, chefe do posto administrativo da Praia de Bilene, em entrevistado recentemente pelo Jornal Notícias, a movimentação desordenada de veículos, para além de destruir os ninhos impede, igualmente, o acesso ao mar das crias recém-nascidas.

Outros factores que interferem, de alguma maneira, para a intranquilidade daquelas espécies marinhas protegidas tem a ver com o excesso de iluminação nocturna e a poluição sonora que, nalgumas vezes, pode interferir na desova das tartarugas.

“Temos estado a trabalhar, arduamente, com as lideranças comunitárias, assim como com a classe empresarial com interesses no Bilene, para que, em conjunto, possamos fazer algo para a protecção destas espécies de valor turístico incomensurável, ameaçadas de extinção. Com efeito, e no âmbito dessa mesma parceria, a Praia de Bilene tem estado a receber uma grande contribuição por parte do Centro de Desenvolvimento das Zonas Costeiras, que com alguma regularidade tem estado a prestar monitoria, designadamente na protecção do ecossistema”, disse Matabel ao matutino Notícias.

No quadro dessa cooperação com os diversos intervenientes foi possível a salvação, no início do ano em curso, de duas tartarugas apanhadas junto à orla marítima, das quais uma com problemas de fadiga e outra com ferimentos, que depois do tratamento e repouso foram posteriormente devolvidas ao mar.

Segundo o chefe do posto administrativo de Bilene, a presença de um posto de guarnição na zona da Lagoa Uembje, destinado à protecção das tartarugas marinhas, tem sido determinante para que aquelas espécies se sintam seguras e se possam reproduzir num ambiente de tranquilidade.

Refira-se que a existência da Lagoa Uembje, com águas brandas, assim como de uma praia de águas marítimas com ondas que formam um movimento titubeante e maravilhoso, aliado à presença de um imponente miradouro para observação de tartarugas marinhas, bem como a preferência daquele local para a prática da pesca desportiva e outras modalidades náuticas, constituem importantes atractivos que levam, anualmente, ao Bilene, milhares de turistas para se deliciarem daquela beleza ímpar da natureza.

Sem comentários: