RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Com artistas africanos e europeus: Maputo acolhe mais uma edição do concerto cultural UMOJA


A Capital moçambicana, Maputo, vai acolher entre os dias 28 e 29 de Outubro em curso a VI edição do mega concerto cultural “UMOJA”, no qual vão desfilar vários artistas nacionais e de outros países da África e Europa.

O UMOJA é um festival cultural que se realiza numa periodicidade anual e de forma rotativa entre os países envolvidos no projecto, mas desta feita acontece pela quinta vez consecutiva na Praça da independência, na cidade de Maputo, por oferecer um ambiente único e acolhedor.

Manuel Pita, do Ministério da Cultura, disse hoje, em conferencia de imprensa, que a edição deste ano tem a particularidade de acontecer em pleno ano Samora Machel e num local onde foi erguido uma estátua imortalizando o fundador do Estado moçambicano.

Este ano um dos fortes atractivos do festival, que normalmente é caracterizado por música, dança e circo, é uma exposição de obras produzidas no país e que retratam a vida e obra de Samora Machel.

Segundo Pita, Samora Machel sempre se bateu pela valorização da cultura e da arte ao ponto de, em vida, ter sempre afirmado que “A cultura é o sol que Nunca desce e é factor de identidade e desenvolvimento dos povos”.

Paralelamente, os organizadores deste evento atribuem, no decurso do festival, um prémio aos artistas que se evidenciam na promocao da cultura e da arte, em Africa.

Moçambicanos como o malogrado artista plástico Malangatana Valente Nguenha, um dos patronos deste festival em Moçambique, já ganharam o prémio UMOJA.

Por seu turno, a Embaixadora do Reino da Noruega, Tove Wesrberg, disse que o seu país apoia o UMOJA por constituir uma oportunidade para a promoção e intercâmbio cultural entre os povos de diferentes cantos do planeta

Sem comentários: