RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Salimo Muhamad nos estúdios da RM: Afro, Rock, Blues, Jazz e Makwaela para os fãs

Por Edmundo Galiza Matos

Já lá vão quase quinze anos que Salimo Muhamad, não entrava nos estúdios na Rádio Moçambique para gravar. Nesta terça-feira, encontramo-lo a trabalhar, junto com o baterista Paito Tcheco, nos últimos acertos de um único tema dos muitos que possui, e cujo lançamento ainda não tem data acertada.

“Papaito Na Mamaita”, assim se chama a música, uma exaltação à importância da educação no seio do núcleo familiar, numa altura em que “muitos valores nobres que devem caracterizar uma sociedade civilizada” estão a ser relegados a favor de um modo de ser e estar baseado num consumismo desenfreado.

“Há muita baldice no seio da família, o que leva a que uma significativa parte da nossa sociedade esteja doente, carente de valores de respeito pelo outro e pelo alheio”, disse Salimo Muhamad, quando interrogado sobre a escolha desta temática para esta música ainda em fase de misturas.

Dono de temas emblemáticos na canção ligeira moçambicana como “Sambroeira Fandango”, “Bilibiza” e “Xantima Hi Bohlela”, Simeão Mazuze (seu nome verdadeiro) confessou que possui um reportório que daria para a edição de uma obra completa em CD, o que não vai acontecer tão já por falta de meios financeiros.

Aos 63 anos de idade, reconhece que começa a ficar tarde para a produção de um disco dos seus originais, sublinhando que os apelos dos fãs nesse sentido esbarram com o crónico problema da música moçambicana: dinheiro, essa mola propulsora que não é accionada por quem é capaz. Por outras palavras, ninguêm neste país investe na música. “Papaito Na Mamaita” está a ser gravado porque o editor musical da Rádio Moçambique, Domingos Macamo, entendeu que o artista estava há bastante tempo sem “Uma novidade”.

Naquele seu riso característico, o músico ainda hesitou quando quisemos saber o que teriamos em termos de género neste “Papaito Na Mamaita”, confidenciando-nos que se trata de uma mistura de Afro, Rock, Blues, Jazz e Makwaela, ou seja, “tudo o eu bebi desde a minha infância até no meu tempo de Bilibiza e Nampula".

Com Salimo Muhamad gravaram esta música Sima (Bateria), Paito Tcheco (Percursão), Chabuca (Viola Baixo), Carlos Fenias (Viola Solo), Ercílio Jordão (Teclados) e Belita (Coros).

Sem comentários: