RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jogos Africanos’2011: Culinária e música angolanas no restaurante “Onzo Yetu” na cidade de Maputo

(Empresário angolano, João Silva, traz os sabores de Angola para os Jogos Africanos de Maputo)

Os participantes nos décimos jogos panafricanos, que sábado são inaugurados em Maputo, terão a sua disposição a diversidade da culinária angolana, num restaurante que funcionará 24 horas ao dia e também vai oferecer pratos estrangeiros.

A informação foi prestada pelo empresário angolano do ramo de Catering João Silva, proprietário do espaço, em entrevista à Angop antes de viajar para a capital de Moçambique, que acrescentou que vão também conjugar este serviço com a parte cultural, através da realização de galas e música ao vivo com a comitiva cultural nacional.

A estrutura de restauração tem uma sala climatizada com capacidade para 60 pessoas e uma esplanada para 300 sentadas ou 600 (em pé).

De acordo com o empresário que já prestou este tipo de serviço em outras participações desportivas do país, nomeadamente o campeonato do mundo de futebol na Alemanha em 2006 e os Jogos da CPLP em Maputo, informou que, pela diversidade de países que estarão presentes, vai abrir a sua cozinha a pratos moçambicanos e da região ou outras origens, devendo para tal contar com “chefes” locais.

Entre as novidades, anunciou a intenção de, tirando proveito da riqueza em frutos de Moçambique, criar pratos angolanos misturados com de outras origens. Idealizou um “fuji” de lagosta, ou caldo de lagosta, ou ainda a adaptação da kizaca ao Matapa (que é a mesma coisa mas preparada de forma diferente).

João Silva, um antigo agente activo do desporto, nomeadamente na Federação Angolana de Basquetebol e no 1º de Agosto, assegurou também que será oferecido todos os domingos um “Muzongué” (caldo de peixe, prato tradicional em diversas regiões de Angola).

O espaço denominado “onzo Yetu” (A Nossa Casa em língua nacional) , localiza-se nos arredores do principal pavilhão dos jogos, e conta com cozinheiros idos de Angola tal como os produtos com que serão confeccionados os pratos. Terá um serviço permanente de bar, além de galas, cocktails.

Angola participa nos jogos panafricanos com uma delegação de 260 elementos, entre atletas, oficiais e técnicos, devendo disputar 17 modalidades.

Sem comentários: