RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A poesia de Noémia de Sousa e a música de Rui Mingas e Paul Simon no "Clube dos Entas"

A próxima edição do programa radiofónico "Clube dos Entas", porque acontece no dia 25 de setembro - marco importante na resistência dos moçambicanos à dominação colonial - vai transmitir excertos de uma entrevista concedida pela combatente anti-colonial e escritora moçambicana, Noémia de Sousa.

Se estivesse viva, ela teria completado no sábado, 20, oitenta e dois anos.

A entrevista a ser passada foi feita por David Borges, um jornalista português e então Director da estação radiofónica RDP Africa, uns meses antes da morte de Noémia de Sousa.

Os ouvintes do "Clube dos Entas" poderão recordar algumas obras musicais de um resistente anti-colonial-fascista angolano, Rui Mingas, retiradas de uma bem conseguida colectânea das suas músicas, a que deu o nome de "Memória".

"Concert In Park" é um espectáculo realizado a 15 de agosto de 1991 por Paul Simon, no Central Park de Nova York, onde o antigo companheiro de Art Garfunkel, executa várias composições do album "Graceland" de 1986 e no qual pontificam executantes sul-africanos como Ray Phiri, Vincent Nguini e Tony Cedras, e percursionistas brasileiros. É com esta obra magistral que a edição desta semana do "Clube dos Entas" assinala o 25 de Setembro.

O "Clube dos Entas" pode ser escutado todas as quintas-feiras (22H05) e segundas-feiras (02H05) na Antena Nacional da Rádio Moçambique (92.3 FM) ou no site www.rm.co.mz.

Sem comentários: