RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Angola: o país que ansiava conhecer











Eis-me de regresso à casa, depois de uma jornada, penosa é verdade mas sublime, de cerca de 18 (dezoito) dias por Angola.
Para lá viajei com a missão de reportar para a Rádio Moçambique todo o processo que rodeou as Segundas Eleições Legislativas, desde a campanha eleitoral, à votação e apuramento, até à publicação dos resultados finais.
O peblescito foi ganho, de forma esmagadora, pelo Movimento Popular para a Libertação de Angola, MPLA, do Presidente José Eduardo dos Santos. O grande derrotado foi a União Nacional para a Independência Total de Angola, Unita, liderada por Isaías Samakuva, que sucedeu o fundador do movimento, Jonas Malheiro Savimbi.
Feitas as contas, o "EME" (MPLA) ganhou 190 lugares na Assembleia Nacional e a sua arqui-rival Unita ficou-se pelos 16 assentos. Um quadro que nos mostra que o partido dos "camaradas" vai ditar no emicíclo, coisa antes dificil quando os correligionários de Savimbi detinham na primeira legislatura 70 lugares.
Politólogos, angolanos e estrangeiros, já vieram a terreiro manifestar o receio de que, perante uma tamanha diferença, a incipiente democracia angolana corre sérios riscos, poder-se-á caminhar para um estado de partido único.
Dino Matrosse, o Secretário-Geral do MPLA, apressou-se a afastar tais receios, salientando que a maioria que o povo angolano lhe concedeu só servirá para responsabilizar ainda mais o seu partido quanto à imperiosidade de cumprir com o prometido.
É como quem diz: O MPLA tem um cheque em branco, mas com prazo fixo, ao fim do qual, os titulares do endosso, virão avaliar se o desempenho foi ou não a contento.
Na minha estada em Angola, tive a oportunidade de rever várias amizades, uma das quais não via já lá vão 21 anos quando nos separamos em Moscovo, a capital russa. (Foto 1)
Tomei contacto com a modernidade do equipamento da Rádio Nacional de Angola (Foto2), conversei longamente com a cantora e colega da Rádio Luanda Patrícia Faria (Patyfaria), participei, qual comentador desportivo, no Programa "Desportivo no Quintalão" com o Pacavira e o António Clara da Rádio Cinco (Foto 4) e, como não podia deixar de ser, deambulei pela Baía de Luanda, mesmo defronte da famosa Ilha e nas redondezas do já destruído mercado de Kinaxixe.
Prometo mais histórias da minha estada em Angola, para onde espero regressar lá p´ra o fim do próximo ano, por alturas das eleições presidênciais.

Sem comentários: