RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

sábado, 21 de maio de 2011

Os jornalistas e os “Intocáveis”: Grupo teatral apresenta peça "Bastidores da Notícia"

(Apresentação do Gungu no FESTLIP, 6 de junho de 2008, Espaço SESC, Brasil)

A companhia de teatro Gungu estreou ontem, 20 de Maio, a peça "Bastidores da Notícia" sobre "as várias dificuldades que o jornalista encontra em divulgar notícias quentes" relacionadas com as figuras "ditas intocáveis" de Moçambique.

Na primeira sátira do género no país onde se aborda integralmente o trabalho do jornalista, o Gungu, tido como um dos melhores grupos da cultura lusófona, procura demonstrar que os escribas "são quem, muitas vezes, fazem muitas coisas andar em Moçambique", explicou à Lusa a encenadora Juanett Rombe.

No seu último relatório, intitulado "Assim é a Democracia?", o Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) fala da "politização dos jornalistas" moçambicanos como um "desafio" à liberdade de imprensa no país.

O MISA denuncia a utilização de jornalistas moçambicanos como agentes pelos serviços de informação do Estado.

Na peça teatral do Gungu, "a essência é falar das várias dificuldades que o jornalista encontra em divulgar ´notícias quentes`, aquelas que envolvem altas individualidades que, em tempos, não era possível falar delas. São os ditos intocáveis", afirmou Juanett Rombe.

Os sete actores, que contracenam na peça, procuram demonstrar como é o dia a dia do jornalismo, "uma área que, por vezes, não se presta muita atenção", e o que se faz para ultrapassar as barreiras de acesso às fontes de modo a trazer a notícia para o público.

O enredo acontece numa redacção de jovens jornalistas audazes, que primam por um jornalismo de investigação, mas que, quase sempre, encontram obstáculos porque os responsáveis editoriais têm fortes ligações com as altas figuras de um Estado onde a publicação de "notícias quentes" é tabu, e optam por matérias frívolas.

"Acho que há muita gente que ainda não se apercebeu que estamos num Estado de Democrático há muito tempo", diz Juannet Rombe sobre aqueles que impedem os jornalistas em aceder às fontes de informação oficiais.

Por isso, "depois de o público assistir a peça olhará para os jornalistas de outra forma e vai dar muito mais valor aos jornalistas", que "passam por muita coisa desnecessária", diz a encenadora dos "Bastidores da Notícia".

Na quinta-feira, o Misa-Moçambique realizou um debate público para tomar "medidas cautelares para que as possíveis mudanças constitucionais a serem operadas pela FRELIMO não possam dar espaço para a censura".

A companhia de teatro Gungu foi criada em 1992 e tem como diretor Gilberto Mendes, ex-deputado da FRELIMO e um dos atores mais populares do país.

Sem comentários: