RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Revelado o segredo dos Stradivarius

Um segredo da música que já dura mais de três séculos pode finalmente ter sido revelado: a inigualável qualidade dos violinos Stradivarius. Estudo de cientistas holandeses publicado nesta quarta-feira na revista Public Library of Science One afirma que a alta performance é fruto da homogeneidade da madeira usada na fabricação dos famosos instrumentos.
Para chegar a essa conclusão, a pesquisa comparou tomografias que analisaram a madeira usada em cinco violinos antigos - produzidos há cerca de 300 anos por Antonio Stradivari e Guarneri Del Gesu. As imagens foram comparadas às obtidas a partir de modelos modernos.
Os resultados indicaram que a densidade da madeira da tampa e da caixa dos instrumentos é a similar. Porém, nos Stradivarius a madeira é mais homogênea do que nos modelos modernos.
“Essa diferença na rigidez do instrumento poderia afectar a vibração do violino e modificar a propagação do som”, afirma o estudo, liderado pelo cientista Berend Stoel, da Universidade de Leiden. Isso explicaria por que a sonoridade do Stradivarius nunca mais foi repetida.
Também segundo o estudo, a diferença entre as várias amostras de madeira reflecte os variados plantios das árvores que deram origem aos instrumentos. Árvores que cresceram durante a primavera têm uma densidade menos homogênea do que as que crescem no verão e no inverno.
Segundo os cientistas, no início de 1700 – período de fabricação dos Stradivarius –, houve uma redução da actividade solar, que resultou num período de frio intenso no hemisfério norte. Isso teria provocado um crescimento mais lento e homogêneo das árvores que serviriam madeira para a construção dos instrumentos.
Antonio Stradivari iniciou a fabricação dos violinos em 1860, na cidade de Cremona, na Itália. No total, ele criou mais de 1.000 instrumentos, entre violoncelos, violinos e violas e até uma harpa.
Apenas 650 ainda existem e são procurados por colecionadores e instrumentistas do mundo todo.

Em 2006, um Stradivarius conhecido como The Hammer foi vendido num leilão por 3,5 milhões de dólares.(X)

Sem comentários: