A corrida presidencial norte-americana de 2008, que já atraiu dólares e eleitores em número recorde, está prestes a quebrar mais um recorde: o da quantidade de dinheiro gasta com anúncios de televisão.
Ao mesmo tempo em que o democrata Barack Obama e o republicano John McCain percorrem o país, antes da eleição de novembro, eles irão gastar grandes somas em anúncios que irão reflectir progressivamente mais o clima altamente competitivo da campanha.
A expectativa é que os gastos totais com anúncios de TV na disputa presidencial passem de 800 milhões de dólares, disse Evan Tracey, executivo-chefe do Grupo de Análise de Mídia em Campanhas, que monitora a publicidade política.
O recorde anterior, na eleição de 2004, foi de 500 milhões de dólares. Isto é uma boa notícia para a televisão, que sofre os efeitos da retração dos anunciantes dos sectores automóvel, imobiliário e de serviços financeiros.
Graças em parte ao fluxo previsto de anúncios da campanha, prevê-se que os gastos com anúncios nas TVs locais e nas grandes redes aumente entre 2 e 3 por cento em 2008, enquanto o aumento na TV a cabo deve ser de 6 por cento, segundo a Zenith Optimedia.
De acordo com especialistas, mesmo na era do YouTube, os anúncios na TV ainda são a melhor maneira de atingir directamente a uma grande faixa de eleitores.
Os anúncios de TV também moldam a cobertura noticiosa e frequentemente são retransmitidos durante jornais de TV, sem custo adicional.
Este ano os anúncios não serão transmitidos apenas em alguns poucos Estados.
Obama levantou 286 milhões de dólares até o final de maio, e a expectativa é que levante outras centenas de milhões até novembro.
Ele já comprou espaço em Estados tradicionalmente republicanos como o Alasca, Montana e Indiana, numa tentativa de obrigar McCain a defender Estados que, de outro modo, o candidato republicano daria como garantidos.
O candidato democrata também pode transmitir anúncios nacionais durante eventos de destaque como as Olimpíadas e a Série Mundial de beisebol, além de veicular spots em canais a cabo com a MTV, voltada ao público jovem.(X)
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