RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

terça-feira, 31 de março de 2009

Fita caseira de Jimi Hendrix vai a leilão

Uma gravação caseira de Jimi Hendrix, que, segundo os proprietários, mostra o lado mais gentil do ícone do rock dos anos 1960, vai a leilão em abril, com a expectativa de render entre 50 mil e 100 mil libras (70 mil a 140 mil dólares).

De acordo com o co-proprietário Mark Sutherland, a fita foi gravada por Hendrix em Nova York em 1968 e levada à Grã-Bretanha.

Sutherland disse que a fita tem 14 faixas, incluindo Hendrix tocando "Tears of Rage", de Bob Dylan. Hendrix fez um cover famoso de "All Along the Watchtower", de Dylan.

"Seu modo de tocar é único, mas existem muitos clones de Hendrix", disse Sutherland, que é produtor de discos.

"Mas assim que ele começou a tocar, não houve dúvida. Há uma canção de Dylan em que há um estilo acústico e folk que ninguém ouviu Hendrix fazer. É muito distante dos seus blues e suas coisas selvagens."

A fita inclui faixas do álbum "Electric Ladyland", de 1968, e traz Hendrix cantando e tocando guitarra, além de um tocador de gaita não identificado.

O interesse por memorabília de Jimi Hendrix tem sido grande nos últimos anos. Em setembro a primeira guitarra à qual ele ateou fogo sobre o palco foi arrematada por 280 mil libras num leilão da Fame Bureau.

Jimi Hendrix é visto como um dos maiores guitarristas e showmen da história do rock e pioneiro do cenário musical psicodélico. Morreu em Londres em 1970, aos 27 anos de idade.(X)

Compositor Maurice Jarre morre aos 84 anos

O compositor Maurice Jarre, que capturou a grandiosidade do deserto na sua trilha para o filme "Lawrence da Arábia" e escreveu o famoso "Tema de Lara" do filme "Doutor Jivago", morreu aos 84 anos, na sua propriedade na Califórnia, onde viveu por décadas. As causas da morte não foram divulgadas. "O mundo da música está de luto por uma das suas últimas grandes personalidades", disse Miyet. "Além do seu talento, Maurice Jarre cultivou o bom carácter, um forma de vida e uma simplicidade que se tornaram lendários".

Nascido em 1924 em França, Jarre estudou música na Conservatório de Paris, tocando, inicialmente, tímpano. Iniciou a sua carreira compondo para produções teatrais e trabalhou 12 anos como compositor permanente do Teatro Nacional Popular. Depois começou a compor trilhas para filmes e em 1961 trabalhou com o director de David Lean em "Lawrence da Arábia", pelo qual ganhou o seu primeiro Oscar.

Jarre conquistou a sua segunda estatueta pelo seu trabalho num outro filme de Lean, "Doutor Jivago", baseado no romance de Boris Pasternak. Uma das músicas do filme, "Tema de Lara" tornou-se um grande sucesso e deu-lhe reconhecimento mundial. Jarre colaborou com Lean novamente em 1984 em "Passagem para a Índia", conquistando o seu terceiro Oscar.(X)

Bob Dylan oferece nova música em seu site

A primeira música do novo álbum deBob Dylan, "Beyond Here Lies Nothin", poderá ser obtida através de download livre e gratuito no site do artista a partir desta segunda, 30, e até esta terça-feira.

A música, pertencente ao novo trabalho do cantor americano que será lançado em 28 de abril, estará disponível por apenas 24 horas.

Produzido por Jack Frost, o disco foi gravado no ano passado impulsionado pela composição de uma nova canção para o filme do director francês Olivier Dahan.

O seu trabalho anterior, "Modern Times"(2006), estreou no número um na lista da Billboard com disco de platina nos Estados Unidos e ficou entre os cinco primeiros lugares nas de outros 22 países.

quinta-feira, 12 de março de 2009

John Lennon completo

John Lennon (1940-1980) tinha um dom para a música que o levou muito mais à frente das suas raízes que ele próprio poderia ter sonhado. À frente dos Beatles, alcançou o feito raro de um artista britânico conquistar os americanos com um estilo americano de música, electrizando adolescentes com uma batida que cruzou continentes, culturas e classes. Mas era também um homem complexo, que teve uma relação conturbada com a família e os companheiros da banda.

Eis o perfil que sobressai do livro John Lennon - A Vida, de Philip Norman. Um tijolaço que, se não traz nenhuma revelação bombástica, aprofunda questões controversas como a quase relação sexual que manteve com a mãe, a diversão que tirava de deficientes físicos, o uso das drogas iniciado com o baseado fumado com Bob Dylan. Mas também retrata a parceria com Paul McCartney, com quem criou o mais rico acervo existente de músicas universalmente adoradas. Sobre esse homem que foi assassinado à queima roupa, Norman conversou por telefone com o jornalista Ubiratan Brasil.

Veja mais aqui: John Lennon completo