"Antes, eram o piano, o violino ou mesmo a flauta. Favoritos dos grandes compositores dos períodos barroco, clássico e romântico, aqueles instrumentos – e os seus intérpretes – davam as cartas no mundo da música erudita.
No século XX, porém, um instrumento, enjeitado e tido quase sempre como um mero "recheio" das orquestras, começou a ganhar lugar de destaque nesse panorama: estou a falar do violoncelo.
A ascenção do violoncelo deu-se em 1939, quando o espanhol Pablo Casals gravou as Seis Suítes para Violoncelo, de Johann Sebastian Bach. Até então consideradas um exercício de aprendizado, as peças revelaram o potencial solístico deste instrumento.
Nos últimos anos, um dos poucos artistas que se tem dedicado com afinco ao instrumento e com excelentes resultados junto do público é Yo-Yo Ma.
Descoberto pelo regente americano Leonard Bernstein quando tinha 8 anos de idade, Yo-Yo Ma , é um instrumentista excepcional e versátil, capaz de saltar da seriedade da obra de Bach para músicas do folclore indiano, do chinês e do brasileiro.
Tal polivalência, aliás, leva os seus detratores a acusá-lo de se ter tornado um musico vulgar, que volta e meia se dedica a trabalhos da música popular brasileira e americana sem critério ou sensibilidade estilística.
O facto, porém, é que, goste-se dela ou não, a "militância" de Yo-Yo Ma tem se mostrado indispensável na redefinição do papel do violoncelo."
O programa CLUBE DOS ENTAS pode ser ouvido em FM 92.3 ou entao no http://www.rm.co.mz, todas as quintas-feiras (22H05) e segundas-feiras (02H05)
Sem comentários:
Enviar um comentário