A cerimónia de entrega dos principais prémios da indústria discográfica norte-americana decorre hoje à noite em Los Angeles. Serão distinguidos artistas em 110 categorias. A nomeação de 'Paper Planes' da cantora M.I.A. para Disco do Ano continua a ser uma das grandes surpresas
Artistas britânicos dominam principais categorias
Logo à noite vai para o ar a 51.ª edição dos Grammys dominada por artistas britânicos, com 13 nomeações, de entre 20 possíveis, nas quatro principais categorias (Disco do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação). Os ingleses Coldplay são também a banda que pode arrecadar mais prémios, com um total de sete nomeações, incluindo em três das quatro principais categorias, graças ao álbum Viva la Vida or Death and all His Friends, de 2008.
Não obstante, o rapper norte-americano Lil' Wayne, que editou Tha Carter III em 2008, é o grande favorito. No total, pode vencer oito prémios, incluindo Melhor Álbum, e os outros sete no campo do hip hop. Além de Lil' Wayne, existem outros rappers com um total de seis nomeações, incluindo Ne-Yo, Kanye West e Jay-Z. Logo a seguir, surgem Jazmine Sullivan, John Mayer, Robert Plant & Alison Krauss e os Radiohead, que podem conquistar até cinco "grafonolas".
Contudo, quando a lista dos nomeados foi revelada em Dezembro, a maior surpresa foi a presença da cantora britânica M.I.A., ao lado de nomes como Adele, Coldplay, Leona Lewis ou a dupla Robert Plant & Alison Krauss, candidatos na principal categoria. Hoje, pode conquistar o maior prémio da noite se o single Paper Planes for eleito Disco do Ano.
De resto, e como é habitual, a lista é dominada por artistas anglo- saxónicos. As principais excepções surgem no campo das músicas do mundo. O maliano Toumani Diabaté está nomeado na categoria de Melhor Álbum de World Music Tradicional, graças ao disco The Mandé Variations. Já a cantora mexicana Lila Downs e o músico brasileiro Gilberto Gil são candidatos ao prémio de Melhor Álbum de World Music Contemporâneo.
Este ano os prémios Grammy, organizados pela Academia das Artes e das Ciências do Disco, sediada em Los Angeles, distinguem 110 discos e artistas. As várias categorias, que se dividem por estilos musicais como o rap e o heavy metal, a música clássica e a música alternativa. Nesta última categoria, grupos como Beck, Death Cab for Cutie, Gnarls Barkley, My Morning Jacket ou Radiohead competem pelo título de Melhor Álbum. Convém lembrar que os candidatos são escolhidos a partir de uma lista de álbuns editados nos Estados Unidos entre 1 de Outubro de 2007 e 30 de Setembro de 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário