RÁDIO MOÇAMBIQUE

RÁDIO MOÇAMBIQUE
CLICA NA IMAGEM. NOTÍCIAS ACTUAIS DO PAÍS

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sismo no Haiti: podem ser mais de meio milhão de mortos

Já há uma certeza: o primeiro-ministro do Haiti anunciou que o sismo de ontem (12) à noite provocou mais de uma centenas de milhares de vítimas. "Há mais de 100 mil mortos", disse Jean Max Bellet. Trata-se do primeiro número oficial que o governo haitiano avança desde o sismo de ontem. No entanto, o primeiro-ministro afirma que o número de vítimas poderá ultrapassar as 500 mil pessoas.

Cerca de três milhões de pessoas - um terço da população do Haiti - terão sido atingidas pelo sismo, revelou a Cruz Vermelha Internacional. O departamento de estado norte-americano disse que espera um "número avultado de vítimas". As Nações Unidas estão já a preparar uma operação de socorro internacional em larga escala para o Haiti, que foi abalado por um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter. 
Até ao momento, não há número de vítimas oficial, mas devido à fragilidade das habitações na região, o governo acredita que os danos serão imensos.

O maior sismo da história do Haiti

De acordo com o USGS, o maior sismo reportado até ao momento na região foi em Junho de 1984, um abalo de 6.7 na escala de Richter.
O epicentro localizou-se a 140 quilómetros de Les Caye, no Haiti e a 145 quilómetros de Barahona, na República Dominicana.


Sem comentários: